Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Dinâmicas para a Volta às Aulas


O primeiro ano de um aluno na escola, ou mesmo o regresso para uma nova turma, pode ser uma experiência difícil, pois aquela criança que nunca ficou muito tempo longe da família, em um ambiente novo e desconhecido passa pelo estranhamento. Para minimizar esse efeito o professor pode usar várias estratégias para fazer o aluno ser incluído naquele ambiente escolar e a facilitar o seu entrosamento com o restante da turma.

Uma das estratégias é usar as dinâmicas. Uma maneira divertida e descontraída que pode incluir diversos ensinamentos quando preparado com uma função específica. Pensando nisso, separei aqui algumas das dinâmicas que sempre uso em minha sala para fazer aquela torta de climão se dissipar entre os alunos e assim desenvolver sua inclusão desde o primeiro dia.


BALÕES NO AR

Objetivos: Excelente momento para integração do grupo, processo de reencontro, celebração. 
Material: Um balão para cada pessoa e durex. 

Como Fazer: 

1. Distribuir um balão para cada pessoa (sendo possível, o facilitador, com uma boa ajuda, poderá prender, com um minúsculo pedaço de durex, os balões sob as cadeiras). 
2. Orientar para que todos encham, do tamanho que quiserem, os seus balões. 
3. O exercício consiste: 

Opção 1 

a) Jogar os balões para cima, não os deixando cair, APENAS utilizando a cabeça. 
b) Efetuar troca de balões com outras pessoas, tantas quantas forem possível. 

Opção 2 

a) Jogar os balões para cima, não os deixando cair, utilizando UMA das mãos. 
b) Efetuar troca de balões com outras pessoas, tantas quantas forem possível. 

4. Ao final, realizar um momento de "celebração", estourando todos os balões ao mesmo tempo. 


TUDO COM A MESMA LETRA 
(para turmas do 2º ano em diante)


Objetivos: Aquecer o raciocínio. Estimular a criatividade. É uma dinâmica que exercita o nível de agilidade mental, para grupos pequenos ou até trinta pessoas. 

Como Fazer: 


1. Todos em círculo, o facilitador pede um voluntário, que fica em pé e que irá responder às perguntas com palavras que comecem com a letra que ele pedir. Exemplo.: João com a letra R. 

- Seu nome: Ricardo 
- Profissão: Radialista 
- Cidade onde nasceu: Rio 
- Onde vai morar: Ribeirão 
- Nome de três irmãos: Rafael, Rebeca, Rodolfo... 

2. Qualquer hesitação na resposta, erro, procura-se outro voluntário, até onde for interessante continuar a brincadeira.



TÉCNICA DE SAÍDA

Objetivos: Libertar de inibições pessoais contraídas; tirar o bloqueio das pessoas que se sentem imobilizadas, incapazes de mexer-se ou de fazer o que gostariam de fazer. 

Como Fazer: 

1. O professor convida umas dez a doze pessoas para formar um círculo apertado, com os braços entrelaçados. 
2. A seguir convida um participante, possivelmente uma pessoa contraída (tímida), para que fique de pé dentro do círculo. 
3. Uma vez bem formado o círculo, a pessoa que está dentro recebe ordens para procurar sair do jeito que puder, por cima, por baixo ou arrebentando a corrente de braços. Os componentes do círculo tentam ao máximo contê-la e não deixá-la romper o cerco. 
4. Após uma tentativa de uns quatro a cinco minutos, pode-se prosseguir o exercício, trocando a pessoa que se encontra no meio do círculo. 
5. Finalmente, uma vez terminada esta vivência, prosseguem-se os comentários. 
6. Esta técnica pode estender-se a uma situação em que a pessoa se sinta constrangida por outro indivíduo, como quando alguém se sente coagido por alguém. Nesse caso o que exerce coação fica de pé, atrás da pessoa que se presume esteja sendo coagida e coloca os braços em volta dela, apertando-lhe fortemente os braços. A pessoa coagida procura então libertar-se. 


CAÇA AO TESOURO

Objetivo: Ajudar as pessoas a memorizarem os nomes uma das outra, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.

Para quantas pessoas: Cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é necessário aumentar o número de questões propostas.

Material necessário: Uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.

Descrição para dinâmica: O coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.

1- Alguém com a mesma cor de olhos que os seus: ____________________________
2- Alguém que viva numa casa sem fumantes________________________________
3- Alguém que já tenha morado em outra cidade______________________________
4- Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras________________________
5- Alguém que use óculos________________________________________________
6- Alguém que esteja com a camiseta da mesma cor que a sua___________________
7- Alguém que goste de verde-abacate______________________________________
8- Alguém que tenha a mesma idade que você________________________________
9- Alguém que esteja de meias azuis_______________________________________
10- Alguém que tenha um animal de estimação (Qual?)________________________.

Obs: Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, depende do tipo ou do tamanho do grupo.


BINGO DE APRESENTAÇÃO

Objetivo: Favorecer o conhecimento entre os participantes de um grupo.
Passos:

1- O coordenador entrega uma ficha e um lápis a cada participante, pedindo que escrevam seu nome e a devolvam à ele.
2- Entrega a seguir, o cartão de loteria, como o modelo abaixo:


e pede aos presentes que anotem o nome de seus companheiros à medida que forem lidos pelo coordenador, de acordo com as fichas entregues pelo grupo. Cada qual escreve no espaço que desejar.

3- Quando todos estiverem com o seu cartão pronto, o coordenador explica como jogar: conforme forem sendo repetidos os nomes dos participantes, cada um vai assinalando o cartão, no lugar onde consta o nome citado, como em uma cartela de bingo. A primeira pessoa que completar uma fileira, ganhará dez pontos.

O exercício poderá ser repetido várias vezes.


APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DE DESENHOS

Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.
Material: Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada participante.

Desenvolvimento:

1.Distribuídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:

Quem sou eu?

Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta.

2.Os participantes desenham sua resposta

3. A apresentação dos desenhos é feita em plenário ou nas respectivas equipes. O grupo procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta.


Postar um comentário

1 Comentários

Ad Code

Armário do Professor