Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Aprenda a fazer: Atividades divertidas


Use essas ideias práticas para transformas suas aulas com atividades divertidas e atrativas que poderão ser usadas ao longo do ano escolar. A maioria delas utilizam materiais fáceis de serem encontrados, e com um pouquinho de criatividade você pode adaptá-las para as variadas faixas etárias.

1 - QUEBRA-CABEÇA COM PALITO DE PICOLÉ:

via blog.maketaketeach.com

Essa atividade combinará a ordenação numérica e a percepção visual. Para confeccionar, cole uma imagem colorida sobre 10 palitos de picolé, enumere-os na ordem, e após secar separe-os com o auxílio de uma tesoura ou estilete. Nessa atividade as crianças devem organizar os números, revelando assim a imagem oculta.

Imagens para o quebra-cabeça:





2 - RECONHECIMENTO DE MAIÚSCULA E MINÚSCULA

via organizedjewishhome.com

Essa atividade auxiliará o aluno a fazer o reconhecimento das letras maiúscula e minúscula do alfabeto, fazendo a correspondência das mesmas. Para isso o professor precisará preparar o jogo de alfabeto em colheres descartáveis brancas e transparentes, escrevendo com um pincel atômico sobre ela de acordo com a imagem. Use as colheres transparentes para escrever as letras minúsculas e as escuras para as maiúsculas.

3 - EQUAÇÕES EM PALITOS DE PICOLÉ

via kidsactivitiesblog.com
Os alunos irão escolher um palito de picolé, resolver o problema de matemática, e então empilha-lo com a vara que tem a resposta direita no círculo azul na extremidade. Após resolver esse problema, encontrar o próximo palito correspondente, e assim por diante.

4 - ESCRITA DO ALFABETO EM BANDEJA COM SAL

via thismummaslife.com
Preparar fichas de letras, organizar uma bandeja com sal (pode usar areia branca também) e depois os alunos reproduzirão com o auxílio do dedo, lápis ou outro objeto as letras das fichas. Essa atividade ajudará o aluno a fixar os formatos das letras e também poderão fazer comparações com a escrita.

5 - JOGO DA MEMÓRIA

via eatdrinkchic.com

Com palitos de sorvete e uma impressão livre, você pode fazer um jogo de memória divertido para os seus alunos. Baixe os temas aqui para essa atividade ou faça o seu próprio tipo de jogo de memória usando palito de picolé e palavras do vocabulário, números, o alfabeto, e muito mais.



☺ Você poderá gostar também de:

Plano de Aula - Circo
Plano de aula - Ditados Populares
Plano de Aula de Matemática para o 2º Ano
Plano de Aula de Natureza e Sociedade para o 2º Ano
Aprenda a fazer: Pote da Calma (Método Montessori)
Plano de Aula - Linguagem Oral e Escrita para o 2º Ano

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor